domingo, 14 de novembro de 2010

O corpo humano: o esqueleto

A janelinha das surpresas, esta semana, trazia um puzzle gigante. Foi engraçado ver ossos a sair um de cada vez da nossa janelinha. Era um esqueleto gigante, do tamanho dos meninos.
Os meninos, um por um ,vieram colocar um osso no seu respectivo lugar. E pronto! Cá esta o nosso amigo esqueleto. Aprendemos que o crânio esconde o nosso cérebro e que a caixa torácica protege o coração e os pulmões. 
Seguidamente montamos e colamos o nosso amigo esqueleto em cartolinas para fixa-lo na parede da sala. Ao olhar para ele, descobrimos que não podemos saber se ele é masculino ou feminino. Então, democraticamente, os meninos votaram par decidir qual seria o seu sexo. Votamos e a maioria decidiu que será um esqueleto feminino. Falta agora encontrar-lhe um lindo nome.




O corpo humano: Os pulmões

 Na nossa sala, estivemos a conversar sobre os pulmões. Já sabemos que temos que ter um coração saudável mas os nosso pulmões também são importantes. É com eles que nós conseguimos respirar. Sabemos que o fumo das fábricas, dos carros, dos incêndios tornam o ar poluído.
 No dia das ciências fizemos uma experiência sobre o ar ( oxigénio) que  não conseguimos ver . Aprendemos que o oxigénio ocupa espaço. Colocamos num prato fundo água com corante amarelo ( o corante permite observar com mais nitidez) e uma vela fixa ao prato com plasticina. depois acendemos a vela. De seguida colocamos por cima um frasco vazio e transparente, maior que a vela. durante alguns segundos, a vela ardeu e de repente apagou-se. O oxigénio desapareceu. Então o nível da água dentro do frasco subiu. A água foi ocupar o espaço que estava a ser ocupado pelo oxigénio.

As formas geométricas

 A matemática ajuda-nos a crescer. Descobrimos as formas geométricas: quadrado, rectângulo, trângulo e o círculo. Todas elas podem ser encontradas em tudo o que nos rodeia.
Fizemos várias construções com elas: casas, árvores, chupa-chupa e até o rato Mickey

Brincar com as ciências:

 Solúvel ou não solúvel? Nesta experiência colocamos dentro da água diferentes elementos para descobrir se eles se misturam com ela. descobrimos que o sal e o açúcar são solúvel e que a massa (crua) assim com orégão não se misturam
Que engraçado! Fizemos um pequeno vulcão. Misturamos num copo escondido dentro de um vulcão de cartão, vinagre com corante alimentar vermelho. Depois deitamos duas colheres de sopa de um detergente de lavar a roupa manual e olhem o resultado!

Doutora Sílvia

A mamã da nossa amiga Inês é dentista. Veio à nossa escolinha falar sobre os cuidados a ter com os nossos dentinhos. Apresentou-nos o Dr Dentola.
 O monstro Bactéria ( placa bacteriana)
 Explicou que os nossos dentinhos são muito brancos porque são dentes de leite. Mais tarde vão caír para dar lugar aos dentes definitivos. Alguns meninos (as) da nossa sala já estão a ficar com alguns dentes definitivos.
também aprendemos a escovar os dentes.

Brincar com as ciências



Todas quartas feiras é dia de brincar com as ciências. Fizemos umas bolinhas de plasticina. Colocamos num recipiente com água. A bolinha foi ao fundo. Depois com essa bolinha de plasticina fizemos um barquinho. E, o mais engraçado é que ele ficou a flutuar.